Tradução do Prefácio de Cartesian Logic de Stephen Gaukroger

June 21, 2017 | Autor: Monique Guedes | Categoría: Epistemology, Philosophy of Science, Logic, Philosophy Of Mathematics
Share Embed


Descripción

Prefácio

Este livro resultou de dois interesses amplamente independentes. O primeiro diz respeito à justificação da dedução, estimulado pela defesa de Dummett de um intuicionismo lógico e uma semântica construtivista. Trata-se de um problema inseparável da evolução da lógica pós-fregeana, pois pressupõe tanto uma concepção inteiramente algébrica da lógica quanto uma apreciação do papel da semântica sentencial em apreender a natureza da inferência dedutiva. Mas questões acerca da natureza da inferência são postas desde a antiguidade e quanto mais penso sobre o problema, mais lamento o fato de que tão poucos trabalhos históricos sérios foram escritos sobre como as concepções de inferência mudaram e sobre como foram forjadas as preocupações atuais acerca da natureza da inferência. Meu segundo conjunto de preocupações deriva de um interesse pelo desenvolvimento do mecanicismo no século XVII. Eu tenho me defrontado com um certo número de problemas sobre como os processos inferenciais foram concebidos no contexto do dualismo que, creio, resultaram em grande medida do mecanicismo deste período. Havia então uma forte tendência a pensá-los em termos de funcionamento dos órgãos corporais, que é contrária ao que esperava. Contudo, logo torna-se claro que a preocupação com questões de método no século XVII estavam estreitamente ligadas a problemas sobre a natureza da inferência. Neste ponto, meus dois interesses convergiram e o livro é resultado desta convergência.
Muitas pessoas colaboraram ao longo deste projeto, mas gostaria de agradecer particularmente a John Bacon, Desmond Clarcke, Nick Jardine, Charles Larmore, Lloyd Reinhardt e John Yolton pelos comentários e críticas construtivas.
Partes do segundo capítulo foram originalmente publicadas numa versão anterior como 'A Concepção de Inferência de Descartes', in R. Woolhouse (ed.), Metaphysics and Philosophy of Science in the Seventeenth and Eighteenth Centuries (Dordrecht, 1988.) Sou profundamente grato aos editores e aos donos do direitos autorais, Kluwer Academic Publishers, pela permissão do deste material.

S.G.
Sydney
1988


Lihat lebih banyak...

Comentarios

Copyright © 2017 DATOSPDF Inc.