Reconhecendo a Soberania de Deus

June 12, 2017 | Autor: Ademar Chavez | Categoría: Early Modern Sermons, Soberania De Deus
Share Embed


Descripción

       Reconhecendo a Soberania de Deus Ademar C. Callejas Soberania e domínio. Soberania e ter o poder de fazer alguma coisa. E nós somos bons nisso. Fazemos casas. Construímos aparelhos eletrônicos. Escrevemos poemas de amor. Ganhamos dinheiro. Amamos. Sorrimos. Vivemos uma vida. Esse é o nosso domínio.          Infelizmente não temos o domínio de todo. Numa vez, eu fiz uma escolha errada. Pensei que tinha toda a razão para fazer que fiz. Pensava que eu tinha o domínio. Achava que eu era o cara. O dono da minha vida. Tinha passado muito tempo colportando como líder de campanha. Não dormia direto. Estava cansado. Trabalhava quatro horários ao dia. E ainda assim não veia o resultado. E como era o cara que sabia o que fazia, não me importava o que os outros falavam. Como se eu tivesse o domínio, porém não o tinha.          Era claro, tinha que comportar mais. Tinha na minha equipe mais de 25 estudantes. Todos com sonhos. Todos pensando um dia ser pessoas nobres. Alguns sem dinheiro, sonhando estudar. E eu estava aí tentando ajudar aos outros. Aliás, eu era quem tinha o dever de estar com eles. A pressão foi tão grande que estaria disposto a fazer qualquer coisa para que eles conseguissem seus objetivos. Então única ação que ireia a fazer era comportar mais.          Eu fui muito doido. A resposta não estava no trabalho. A resposta não está em consumir as tuas energias no trabalho. Somos tentados a usar o trabalho para fugir do verdadeiro problema. Você e eu temos um problema maior do que imaginamos. Buscamos a resposta no lugar errado.          Estava mudando. Já não orava como antes. Leia a Bíblia menos vezes ao dia. Menos tempo. Com menos paciência. Sem ouvir a voz de Deus. O que aconteceu? O que houve? Esse não era eu. Era mais alguém. Alguém que não tinha visto em tempo. Alguém que pensava que era o cara. Alguém que pensava que poderia fazer tudo. Que sem a ajuda de ninguém poderia conseguir tudo. Eu tinha mudado. 

Você não tem a última palavra         Você já mudou assim? Você não é o único. E nem foi o primeiro. Nem eu. Davi também passou por isso. Sim, estou falando daquele moço que venceu Golias. Grande homem, que venceu inúmeras batalhas. Aquele que fez fugir muitos inimigos de Deus. Homem usado por Deus, homem escolhido por Deus. Mas que não conseguia se conquistar a se mesmo. A paixão o levou a pecar. O orgulho o levou a entrar mais fundo no seu pecado. Erro trás erro. Ação trás ação. Morte e mais morte. Traição é engano. Um homem que não conseguiria se reconhecer a si mesmo num espelho. Ele já mudou assim.         Decisões erradas sempre trazem consequências. 2 Samuel 11: 27 diz em breves palavras o que Deus achava disto. "Foi mau aos olhos do Senhor". Deus não vê legal que a gente se separe dele. É simples. Não há nada para ocultar. Mas ele sempre tem um plano para que voltemos a ele. Decisões erradas são uma coisa. Mas decisões certas mudam o nosso futuro. Umas trazem consequências, outras esperança.          Deus sempre trará solução a tua vida. Deus trouxe a solução que Davi iria precisar. É claro que não o liberou das consequências, mas pelo menos fez com que obtivesse paz. Que problema tens que noa te deixa ter paz? Que preocupação você tem? Estás no meio do vale de morte de sombra? Estas sozinho? Ninguém te entende? Cansaste da vida? Olhas para fora da janela e só vês as coisas piorando? S teus amigos se esqueceram de você? A tua família se esqueceu de você? No meio de tudo isso Deus tem a última resposta.  Conhecê-lo nos mostra qual é a sua resposta         Respostas é o que todo mundo quer. Eu poderia continuar dando a mesma resposta que as escrituras sempre dão aos atos de Davi. Mas que que possamos ver outra resposta. Quando orava para escrever este sermão pensei que estas palavras se encontrariam com as tuas necessidades. Isaias 6 mostra um dos encontros mais lindos de um homem como você. Este capítulo é uma mostra de como Deus opera conosco. A Bíblia modesta história na vida de Isaías para nós mostrar o objetivo final de Deus. A resposta que poucos entendem. Respostas que todos querem receber. 

        Deus tem uma mensagem especial para você. É uma mensagem específica para as tuas necessidades. O verso um do capítulo 6 diz assim. "No dia das provas, da dor, quando a minha esperança morreu, eu escutei ao senhor, o ambiente todo o escutei. A sua presença senti. Encheu todo o ligar. E senti paz. Era como se anjos estivessem aí." Que mensagem! Deus está presente. Ele está antes da dor. Ele está no momento da dor. E quando mais o precisamos, se apresenta. Quando não há esperança ele está aí.  Pronto para te falar a maior e mais linda mensagem nunca antes ouvida.          Uzuias morreu. A morte de alguém pode ser dolorosa. Muitos sofrem com a morte. Não entendemos a morte. É muito menos temos palavras para ela. Ela só chega no momento menos esperado. Ela toma o lugar da alegria. Ela termina com a felicidade. Ela tira os nossos seres mais amados.  Assim acontece e aconteceu com Uzias.          Esta morte é significativa para compreender como Deus atua. Uzias era gente boa. Um cara legal em vida. Ele fez muitas coisas boas para glória de Deus. Também ele tinha ajudado a julgar e liberar o povo. O povo de seguro o amava. Ele buscou a Deus. Os versos 4 ao 6 do capítulo 26 do 2 livro das crônicas mostra como ele começou o seu reinado. E o que tem que ver isto com a morte dele? Simples, quando um rei morre, o reino pode entrar em crise. E ao ver o reino do filho vemos que foi assim. Noutro reino o "povo continuava na pratica do mal" (27:2). Assim o outro que veio depois piorou tudo. Acaz, o filho de Jotao, "andou nos caminhos dos reis de Israel" (28:2). Noutras palavras, não fez o que era reto perante o Senhor (28:1). Deus levantou um profeta quando a crise apareceria. Aí Deus atuou.         A resposta de Deus para o povo era: Eu ainda tenho uma mensagem para você! Por meio de um homem como vocês! Maoísmo parecido a outra história da Bíblia, Sim, não exagero. Deus mostrou a sua maior mensagem por meio de alguém como nos. Jesus quem morreu na cruz foi a maior resposta ao problema do pecado. Ele é a resposta para a tua dor. Ele é a resposta para a tua solidão. No momento de pior crise ele está aí. No momento de maior Pr provações ele está aí. Quando parece que estás no meio do vale de morte e sombra, ele está cuidando como o bom pastor que é. Eu sei que já andaste sem respostas para os teus problemas. E hoje te digo que Deus quer ser a resposta para qualquer pergunta que tenhas.  Porque Senhor? Ecoa em nossos quartos. E resposta

nenhuma e escutada. Só o silêncio. Mas é o mesmo silêncio que está na cruz do calvário. Todos se foram. Ninguém ficou lá. Mas Deus no silêncio tem mais respostas do que em grandes discursos. O silêncio nos dá a certeza que ainda está aí. Porque ele sabe que as vezes o único que precisamos é que queremos ser ouvidos. Essa é a mensagem para você.  Acredite. Deus fala no momento certo. Nada está perdido. O seu caso tem futuro. À saída tem futuro. Isaías acreditou. Ao ouvir nessa visão que os anjos chamavam a Deus. E ao ver que os anjos se cobriam. Ele acreditou tanto assim que reconheceu que estava na presença de Deus.  A soberania de Deus.

        E ao reconhecer isso, pronunciou aquelas palavras: Estou perdido! (Isaías 6:5). El reconheceu uma coisa importante. Deus e santo e nós somos pecadores. Deus e todopoderoso. Ele tem poder. Você não o tem. Lê tem as respostas e você não as tem. Você está perdido. Não tem jeito.         Sem ele não tem saída. Só ele que nos dá respostas. Só ele que mostra o caminho. Aliás ele é o caminho, a verdade é a vida. Que mais provas precisamos para acreditar nele? Os céus são o que são só porque ele os sustém. Você tem vida só porque ele decidiu. Ele sabe o passado e também o futuro.  Ele sabe que você tem sonhos e que quer viver. Mas sem ele não há felicidade.          Deus sempre nos espera para que reconheçamos quem é quem. Sim ele é soberano. Mas ele espera. Ele é o pai. Nós os filhos. Que mais provas queremos para aceitar o poder e a soberania dele! Nós somos pecadores, sem saída. Mas ele é todo poderoso.  Você já pediu que a brasa queime e purifique a tua vida? Deus está esperando a tua decisão.  Foi difícil aceitar isso em minha vida. Eu tive que aceitar. Vi só os problemas. Pensei que eu era a solução. Pensei que era o meu trabalho o que daria o resultado final. Que equivocado estava. Que falta de raciocínio! Mas ele foi bondoso comigo. Ele restaurou tudo. Sai bem dessa. Mas nem sempre saímos rápidos dessas. 

        O meu tio, a uns anos atrás morreu. Ele estava lutando contra o câncer. Ele não tinha chances. As ele não o sabia. Foi levado ao hospital. Minha mãe e os meus tios optaram para não falar para ele sobre o seu estado ao começo. Mas não tardou para que ele soubesse o que acontecia. Quando ele soube, ficou tão calmo que aterrava ele ver assim. Ele estava a bera da morte.          Foi mais difícil comunicar isto aos filhos dele. Mas a família optou para falar só no final. Outro erro. Não dará para perceber essa dor. Ver um homem deitado numa cama aparentemente sem esperança. Mas Deus tinha uma mensagem para falar a família toda.          Deus falou primeiro a ele que já era hora. Não tinha jeito. Era o momento. Por isso ficou assim de quieto. Deus deu uma chance para el refletir na sua vida. Lembra que te falei e mostrei na vida de Davi que podemos mudar o curso da nossa vida, mas algumas vezes não podemos evitar as consequências do que temos feito. Então, foi assim com meu tio. Ate esse momento, Deus já tinha falado a sua mensagem para ele.         Na hora certa reconheceu quem era Deus. Pois, porque não confiamos em Deus? Porque não aceitamos que ele é o pai e nós os filhos? Se falamos nas orações Pai nosso que estás nos céus, e nem podemos deixar que como pai faça o que não podemos fazer? Falamos uma coisa, e vivemos de outro jeito. Um filho não pode ser independente. Um filhinho precisa cuidados, e amor. Deus está disposto a fazê-lo. Você quer lhe dar a soberania na sua vida? O que espera? Ouça a voz de amor dele. Ouça no silêncio a suave voz dele sussurrando, eu não te deixei! Deixe eu ser o senhor da tua vida! É a hora certa. Sabendo isto o que farás? O que faremos? Não resistas ele! Mas ouve ele! Deus nos abençoe! 

Lihat lebih banyak...

Comentarios

Copyright © 2017 DATOSPDF Inc.