Preparação de atores: convergências e divergências entre as técnicas de Strasberg e Meisner

July 3, 2017 | Autor: L. Affini | Categoría: Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação
Share Embed


Descripción

Preparação de atores: convergências e divergências entre as técnicas de Strasberg e Meisner Laisla de Paula Rodrigues, Letícia Passos Affini. Unesp Bauru, FAAC, Comunicação Social: Radialismo, [email protected]. Audiovisual, Preparação de atores, Strasberg, Meisner.

Introdução A preparação para uma atuação convincente é etapa essencial na realização audiovisual. Vários métodos para esse fim surgiram a partir do teatro para o cinema e televisão. Um dos mais importantes expoentes no assunto é Constantin Stanislavski, ator e diretor russo, que desenvolveu, sustentadas em suas próprias experiências, um dos sistemas mais conhecidos de treino de atores, conhecido como "o sistema". Stanislavski acreditava na atuação como recriação da lógica do comportamento humano e abordava a questão de como o ator pode sentir e estar em controle sobre o que ele precisa fazer no palco. Esse sistema é a base das técnicas desenvolvidas por Lee Strasberg e Sanford Meisner, diretores influentes na atuação norte-americana.

emocional. Nesse método o ator revive a si mesmo no mundo da personagem, a partir de circunstâncias reais e compara situações que ele próprio viveu com a que a personagem está vivendo. O ator também é levado a recriar sensações relacionadas aos sentidos, que é chamada memória sensorial. A técnica "da repetição" foi desenvolvida por Sanford Meisner, na escola de teatro Neighborhood Playhouse, também estadunidense. A técnica defende a atuação amparada pela imaginação do ator, propondo que o ator se comporte de acordo com a situação existente no momento, e reagindo às ações do parceiro de cena. Ao contrário de aprisionar o ator em uma emoção específica, se permite que ele reaja com as emoções do momento, às deixas de quem contracena com ele. Tabela 1. Divergência entre as técnicas

Objetivos O objetivo do presente estudo é estabelecer as convergências e divergências entre técnicas de preparação de atores, para tal selecionou-se as técnicas "da repetição", de Meisner e "o método", de Strasberg, ambas com base nos conceitos de Stanislavski. O trabalho aponta técnicas de direção de atores com a finalidade de tornar a atuação o mais verossímil possível.

Material e Métodos O método bibliográfico dará suporte a pesquisa, em um primeiro momento realiza-se a leitura e fichamento. Para o estudo do método e da técnica da repetição utilizam-se os livros A Dream of Passion, de Strasberg, e Sanford Meisner on Acting, de Meisner, com associação de Dennis Longwell. Ao término da leitura estabelecer-se-a os apectos convergentes e divergentes. Para finalizar discutíse-a os aspectos divergentes.

Resultados e Discussão A técnica denominada "o método" foi desenvolvida principalmente por Lee Strasberg, na associação de atores estadunidense Actors Studio. A técnica propõe ao ator que se coloque no lugar da personagem e vivencie a ação proposta pela cena com suas próprias emoções e sua memória XXVI Congresso de Iniciação Científica

Strasberg

Meisner

Memória afetiva

Compreensão da situação

Foco em si

Foco deixas

Passado

Presente

nas

Conclusões Apesar de as duas técnicas se sustentarem na mesma base teórica, a de Stanislavski, elas apresentam a diferença notável de que, enquanto a de Strasberg enfatiza a memória dos atores, os faz recriar seus sentimentos no palco e focar em si mesmo, a de Meisner propõe ao ator que se comporte instintivamente no momento, que reaja às deixas do parceiro e se concentre na cena.

Agradecimentos Agradeço a Letícia Passos Affini e a João Carlos Oliveira Júnior por toda a ajuda e orientação. ____________________ 1 2

Strasberg, L. A Dream of Passion. 1988,201. Meisner, S.; Longwell, D. Sanford Meisner on Acting. 1987, 269.

Lihat lebih banyak...

Comentarios

Copyright © 2017 DATOSPDF Inc.