Penedo (2)

August 1, 2017 | Autor: Manoel Aranda | Categoría: Alagoas, Penedo
Share Embed


Descripción

MANOEL PEDRO DE ARANDA TERCEIRO










RELATÓRIO SOBRE A EXCURSÃO À PENEDO













Maceió, 5 de novembro de 2010

MANOEL PEDRO DE ARANDA TERCEIRO










Trabalho solicitado pelo Colégio Santa Madalena Sofia com o objetivo de obtenção da terceira nota referente à quarta unidade.Trabalho solicitado pelo Colégio Santa Madalena Sofia com o objetivo de obtenção da terceira nota referente à quarta unidade.RELATÓRIO SOBRE A EXCURSÃO À PENEDO


Trabalho solicitado pelo Colégio Santa Madalena Sofia com o objetivo de obtenção da terceira nota referente à quarta unidade.
Trabalho solicitado pelo Colégio Santa Madalena Sofia com o objetivo de obtenção da terceira nota referente à quarta unidade.











Maceió, 5 de novembro de 2010

O nome Penedo originou-se de uma grande pedra. O povoado, fundado por Duarte Coelho, das principais cidades históricas do Brasil, foi elevado à vila de São Francisco em 1636 e em fins do século XVII passou a ser denominado Penedo.
Ao chegarmos a Penedo visitamos uma igreja, a de São Gonçalo Garcia, construída em 1754, a partir de uma aposta feita entre Manoel Martins e outra pessoa, eles teriam que construir uma igreja em um ano. Os santos desta igreja eram ocos, para que as pessoas pudessem guardar dinheiro neles. A construção foi tombada pelo patrimônio histórico e seu estado de conservação é bom.
O próximo local que visitamos foi o primeiro teatro de lagoas, Sete de Setembro, que foi fundado em 7 de setembro de 1884. Seu arquiteto foi o mesmo que projetou o teatro Deodoro, de Maceió. Quem mandou construí-lo foi Luiz de Carvalho, para estimular a arte, a musica. O teatro tem dois andares em baixo ficavam os pobres, no meio ficavam os ricos e em cima ficavam os escravos negros, que abanavam seus donos. Sua primeira peça foi "O Violino do Diabo". Seu estado de conservação é bom.
Ao sair do teatro fomos até o convento Franciscano Santa Maria dos Anjos que foi construído em 1654. A primeira igreja de Penedo é toda banhada a ouro. Não é um convento para freiras e sim para frades e postulantes. A construção foi tombada pelo patrimônio histórico e seu estado de conservação é de restauração.
Depois vermos as belezas do convento nós fomos até a Igreja do Rosário que foi construída em 1790. Somente entravam nela negros. Para diferenciar as igrejas dos brancos das dos negros uma torre da dos negros era "inacabada". Foi uma das primeiras a receber energia elétrica.
Descemos a ladeira e fomos até a Praça Barão de Penedo que é a principal de Penedo. Na sua frente se localiza a Câmara Municipal, na sua direita a Casa da Aposentadoria, na sua esquerda o Oratório da Forca e atrás a Catedral Nossa Senhora do Rosário, que foi construída em 1690.
O próximo local que visitamos foi o Mirante da Rocheira, que era o antigo porto de Penedo, foi lá onde se iniciou a cidade. Penedo foi elevado à condição de Vila em 12 de abril de 1636.
Visitamos também a Igreja da Corrente, banhada a ouro. Antigamente era particular da família Lemos, ela tem três estilos arquitetônicos, Barroco, Rococó e Neoclássico. Em sua fachada podem ser encontradas formas geométricas como os quadrados, retângulos, e círculos.
Fomos até o memorial Raimundo Marinho que reserva a história de seu patrono e da cidade de Penedo enquanto Raimundo Marinho era prefeito, fazendo com que a cidade alcançasse desenvolvimento cultural e econômico. No primeiro andar dessa construção se encontra o Paço Imperial, lugar que D. Pedro II transformou em seu palácio no dia 14 de outubro de 1859. Seu acervo guarda objetos do período Imperial Brasileiro.
Em 1637, a Vila do Penedo do Rio São Francisco foi invadida pelos holandeses; era o projeto para a ocupação definitiva de todo o norte e nordeste brasileiro pelos holandeses.
A cada lugar que nós íamos nos sentíamos mais "ligados", mais "sabendo do assunto". Eu não sabia quais os ingredientes usados para banhar a ouro, aprendi lá em Penedo.


ANEXO:


Fonte: IBGE (http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=270670#).
Acessado em: 01 de novembro de 2010
Museu do Paço Imperial – Visitado em: 16 de setembro de 2006


Museu do Paço Imperial – Visitado: 16 de setembro de 2006





Lihat lebih banyak...

Comentarios

Copyright © 2017 DATOSPDF Inc.