O Borboletário Laerte Brittes de Oliveira enquanto ferramenta de educação ambiental informal

Share Embed


Descripción

O Borboletário Laerte Brittes de Oliveira enquanto ferramenta de Educação Ambiental Informal Amanda 1 Setor

1,2 Petená ,

Letícia

1,3 Viesba ,

Sandro

1,4 Santana ,

José

4 Vieira ,

Everton

5 Viesba

de Educação Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente de Diadema; 2 Universidade Nove de Julho; ,3 Universidade Federal de São Paulo; 4 Secretaria de Meio Ambiente de Diadema; 5 E.E. Padre Anchieta, Instituto BiomaBrasil, Universidade Federal de São Paulo Contato: [email protected] Tel (11) 4059-7619 / 4059-7600

Introdução 1 O Jardim Botânico de Diadema foi inaugurado em outubro de 2000, no

Jardim Inamar, Diadema, o parque conta como uma área de 26.312 m² de vegetação típica da Mata Atlântica. O Parque conta com algumas ferramentas de Educação Ambiental (EA), como a Sala Verde Ipitá onde vídeos educativos são exibidos, três trilhas ecológicas, viveiro, estufa de 2 plantas, viveiro de bicho pau e o Borboletário Laerte Brittes de Oliveira . Desde sua construção, em setembro de 2005, o Borboletário é o mais importante para o Grande ABCD e RMSP, proporcionando aos visitantes uma agradável contemplação do comportamento das três espécies de 3 4 borboletas ali presentes, a Caligo illioneus , Ascia monuste e Methona 5 themisto .

1

Já no viveiro, os visitantes podem interagir diretamente com a fauna e flora, observando o modo de vida das espécies e interações destas com o meio. Ao final da visita, os visitantes participam ainda de uma pesquisa, onde por meio de um questionário avaliam tanto o parque quanto as atividades realizadas.

Resultados Um dos resultados mais significativos das avaliações feitas pelos visitantes possibilita afirmar que o Borboletário é uma fonte enriquecedora de conhecimento e sensibilização ambiental, visto que 72% citam o Borboletário como a ferramenta de EA mais didática e interessante do Parque e 28% citam a preservação da vegetação, o ar puro, a monitoria, e a didática dos monitores, conforme gráfico 1.

2

Gráfico 1. Ferramenta que mais capta a atenção dos visitantes

Considerações Finais

3

4

5 Objetivos

O objetivo deste trabalho é revelar o quanto o Borboletário Laerte Brittes de Oliveira é importante para a região do ABCD, sendo evidencialmente muito significativo e eficaz quando utilizado como ferramenta de EA informal.

O Borboletário Laerte Brittes de Oliveira é uma importante ferramenta de EA tanto para Diadema, como para o Grande ABC, visto que é um 8 complemento para as atividades extracurriculares das escolas , 9 promove aos visitantes uma sensibilização ambiental efetiva , auxiliando de maneira positiva na construção argumentativa de ideias voltadas para a conservação da natureza, além de ser útil a todos 10 como uma área de lazer e cultura , permitindo um contato mais 11 próximo com a natureza .

Materiais e Métodos O acesso ao Borboletário é supervisionado pelos monitores do parque e possui o limite de 20 pessoas por acesso, a fim de evitar danos e impactos às espécies e ao macro ambiente. Antes do acesso ao Borboletário6, os visitantes recebem uma breve explicação sobre o desenvolvimento dos lepidópteros, esta fase da monitoria é realizada com o uso do kit monitoria7 sobre o ciclo de vida, o kit elucida todas as fases do desenvolvimento de uma borboleta, especificamente da Caligo ilioneus.

6

7

9

8

10 Realização - Apoio

11

Lihat lebih banyak...

Comentarios

Copyright © 2017 DATOSPDF Inc.