INTELIGÊNCIA, EMOÇÃO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE

July 18, 2017 | Autor: Theyson Viana | Categoría: Escola, Inteligencia Emocional, Emoção
Share Embed


Descripción



Licenciatura Plena em Educação Física, graduando em Licenciatura em Pedagogia, Especialista em Educação Física Escolar, Docência no Ensino Superior, Gestão Escolar, Gestão Pública, Mestre em Ciências da Educação.
Licenciatura Plena e Bacharelado em Educação Física, especialista em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate.
Licenciatura Plena em Matemática.
Licenciatura em Letras e especialista em Estudos Clássicos.
Licenciatura Plena em Educação Física e especialista em Musculação.
Licenciatura Plena em Educação Física e especialista em Ciências da Educação.
Licenciatura Plena em Educação Física e especialista em Fisiologia e Cinesiologia do Exercício e Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate.
Licenciatura em Matemática.
Licenciatura Plena em Educação Física e Bacharelada em Enfermagem, especialista em Enfermagem do Trabalho.
Licenciatura em Matemática.
Licenciatura em Matemática e mestre em Ensino da Matemática.
Licenciada
INTELIGÊNCIA, EMOÇÃO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
Theyson Viana Santana Ennio Carlos Cardoso do Nascimento
Caio César Vasconcelos Marques Dagmar Cardoso Leite
Sebastião Hermes Freire Queiróz Luiz Carlos Cardoso do Nascimento
William Carlos Cardoso do Nascimento Plácido Anthony Lima Martins Queiróz
Yliani Karla de Oliveira Ananias Laurentino Ribeiro
Paulo Rafael de Lima e Souza Michelle Ferreira Lopes


RESUMO
Em um ambiente de constantes mudanças, como é a escola, é fundamental que a inteligência emocional, o bom relacionamento entre as pessoas e a boa negociação façam parte deste universo. Pode-se entender o relacionamento interpessoal como todo aquele que envolve indivíduos de um grupo, seja ele profissional, familiar ou social e que estejam constantemente integrados em torno de um único objetivo. Esta característica é de extrema importância, pois é imprescindível para a formação de um líder, sendo, portanto, necessária à sobrevivência profissional das pessoas. Neste ambiente, essa característica é que irá nortear o sucesso das mesmas, pois se sabe que esse sucesso está ligado às relações que os professores tem entre si e entre gestores. Várias são as dicas para se desenvolver um bom relacionamento interpessoal na escola, das quais podem ser citadas como antes de tomar uma decisão para escola é necessário que se escute diferentes pontos de vista e colegas. Entende-se por inteligência o conjunto de aptidões intelectuais e emocionais que nos capacitam para uma ação eficaz e obtenção de resultados nas diversas áreas de atuação, sendo a inteligência emocional ligada a habilidades tais como, motivar a si mesmo e aos outros, persistir mediante frustrações, controlar impulsos, entre outros.

Palavras-Chaves: Inteligência; Emoção; Escola; Inteligência Emocional.

ABSTRACT
In an environment of constant change, as is the school, it is crucial that emotional intelligence, the good relationship between people and the good negotiation are part of this universe. One can understand the interpersonal relationship as all that which involves individuals from a group, be it professional, familial or social and which are constantly integrated around a single goal. This feature is of utmost importance as it is essential for the formation of a leader, and therefore necessary for the survival of professional people. In this environment, this characteristic is that will underpin the success of the same, because if you know that success is linked to the relations that teachers have with each other and among managers. Several tips to develop good interpersonal skills at school, of which can be cited as before taking a decision for school it is necessary to listen to different views and colleagues. Intelligence means the set of intellectual and emotional skills that enable us to effective action and results in different areas of expertise, being emotional intelligence linked to skills such as, to motivate yourself and others, persist through frustrations, control impulses, among others.

Keywords: Intelligence; Emotion; School; Emotional Intelligence.

INTRODUÇÃO

Inteligência é a capacidade de usar as aptidões emocionais e intelectuais, já a emoção seria bem mais complexa defini-la, no entanto pode-se resumir em pensamentos e manifestações corporais, cada uma formando uma gama de combinações.
Gardner em seus estudos a classificou em múltiplas inteligências como a musical, matemático-lógica, verbal, interpessoal, intrapessoal, espacial e corporal sinestésica.
Emoção é um estado anímico da mente, são os nossos pensamentos e sentimentos sendo expressos e manifestados através da nossa linguagem corporal. Existem diversos estados emocionais possíveis, de acordo com as inúmeras situações que nos são apresentadas pela vida.
Portanto, inteligência emocional é a habilidade que o indivíduo tem de controlar e administrar suas emoções.

INTELIGÊNCIA

Inteligência é o conjunto de aptidões intelectuais e emocionais que nos capacita para a ação eficaz e obtenção de resultados nas diversas áreas de atuação individualmente ou em grupo. É uma habilidade intelectual ou emocional que o ser humano tem para obtenção dos resultados nas diversas áreas em que pode atuar.
Segundo Aurili (2013) a idéia que só existia uma inteligência foi modificada após os conceitos do professor Howard Gardner que lançou a obra sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, onde cada pessoa tem inteligência diferente, de acordo com sua área de atuação. De acordo com Gardner, há sete áreas de inteligência: musical, matemático-lógica, linguística-verbal, interpessoal, intrapessoal, espacial, corporal-sinestésica.
Para Travassos (2001, p,04), Gardner dizia que: "Cada inteligência deve ter uma operação nuclear ou um conjunto de operações, semelhante a um sistema neural, sendo cada inteligência ativada ou desencadeada por certos tipos de informações internas ou externas."
Fogel (...) ainda diz em sua obra que a inteligência pode ser definida como: "capacidade de um sistema de adaptar seu comportamento para atingir seus objetivos em uma variedade de ambientes".

EMOÇÃO

Emoções são pensamentos e sentimentos expressos em um conjunto de manifestações corporais correspondentes. Os inúmeros estados emocionais correspondem a uma resposta emocional personalizada às diferentes situações apresentadas pela vida.
Podem ser também conceituadas como manifestações corporais que envolvem todo o corpo, essas emoções vão ser demonstradas de acordo com a situação pela qual o ser humano esta sendo imposto.
Existem vários tipos de emoções, as quais vão corresponder de acordo com a situação apresentada por cada momento de nossas vidas. As mais complexas podem ser formadas por uma mistura de emoções mais básicas e aparecem naturalmente esperadas e relativamente programadas, genéticas. Podem apresentas muitas variações e intensidades, como por exemplo o amor, ódio, simpatia, alegria etc.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O conjunto de aptidões necessárias para uma regulação das emoções com a finalidade de lidar adequadamente com as diferentes situações da existência denomina-se de Inteligência Emocional. Ela atua basicamente em 5 áreas: autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, reconhecimento de emoções em outras pessoas e habilidade em relacionamentos interpessoais.
Salovey & Mayer (2000) a definem como: "[...] a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros".
Couto (2011) diz que o estudo da inteligência emocional iniciou a partir das inteligências interpessoal e intrapessoal, que são respectivamente à identificação dos próprios sentimentos, motivando e gerenciando as emoções dentro do ser humano, fazendo o reconhecimento dos sentimentos de cada um e gerenciando as emoções dos relacionamentos pessoais. De acordo com o autor, com sua ajuda, o ser humano consegue atingir os seus objetivos utilizando seus pensamentos e ações.

SITUAÇÕES DE USO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ESCOLA

Na escola, pode-se usar a inteligência emocional de diversas formas, tanto no grupo de trabalha como com os alunos, buscando e conquistando metas. Sua utilização ajuda a suportar possíveis pressões da gestão escolar, dos pais e o desgaste com os alunos, assim, o professor deve conhecer suas emoções para assim controlá-las e executar melhor seu trabalho.
Em uma situação de conflito (físico e/ou verbal) entre alunos, é imprescindível que o educador faça uso das habilidades de autocontrole, liderança e expressividade para que o ambiente harmonioso necessário à aula não seja prejudicado e para preservar as integridades físicas e emocionais das pessoas envolvidas no problema.
Diariamente, o educador precisa lançar mão da criatividade, do entusiasmo e do otimismo para desenvolver aulas envolventes, estimulando a participação dos alunos e proporcionando a partilha dos saberes entre os participantes da aula.
Conflitos são iminentes em ambientes onde a remuneração ainda não corresponde ao trabalho e esforço despendido e onde os problemas estruturais ainda são visíveis, é necessário, por parte do educador, fazer uso da persistência, da automotivação e da esperança para continuar exercendo sua profissão.
Uma boa ação para desenvolver a inteligência emocional é impor metas a serem alcançadas. A motivação de conseguir o objetivo faz com que o aluno lute sempre pra conseguir o que quer.
Outra ação seria trabalhos em grupos, os quais desenvolveriam a interatividade, tendo que trabalhar a capacidade de aceitação de opiniões dos outros, lidando assim com relacionamentos.
Fazer dinâmicas de grupo poderiam ajudar os alunos a falar sobre si mesmos, enfrentando seus defeitos e qualidades desenvolvendo o seu autoconhecimento.






CONSIDERAÇÕES FINAIS

A inteligência e a emoção são dois itens muito importantes para a Inteligência Emocional, onde ambas estão intimamente ligadas.
A inteligência emocional faz uso dessas duas coisas apontadas acima e nos permite, conscientemente, otimizar e conquistar objetivos. Através do desenvolvimento de habilidades tais como automotivação mesmo na adversidade, controle de impulsos, canalizar emoções, motivar e coordenar pessoas, estimulando e desenvolvendo seus potenciais e habilidades tanto em grupo como individualmente. Ela envolve habilidades de monitorar, discriminar e pensamentos e sentimentos de modo a guiar pensamentos próprios e dos outros.

REFERÊNCIAS














Lihat lebih banyak...

Comentarios

Copyright © 2017 DATOSPDF Inc.