Hieronymus Brawler: a identidade artística de Zeno Clash

October 15, 2017 | Autor: Jordi Timón | Categoría: Surrealism, Video Game Art and Animation, Game Art, Hieronymus Bosch, Chilean art production
Share Embed


Descripción

HIERONYMUS BRAWLER1: A IDENTIDADE ARTISTICA DE ZENO CLASH Jordi Angelo Timón Frias2. Palavras-chave: Game, arte, estética.

Resumo: Neste mini-artigo iremos tratar da identidade visual por trás do jogo digital Zeno Clash que mistura, inusitadamente, arte inspirada em Hieronymus Bosch, ação beat'em up e perspectiva em primeira para criar uma paisagem surreal de vanguarda nos games.

Quando Zeno Clash foi lançado em 2009 a desenvolvedora chilena Ace Team chamou a atenção dos críticos ao se diferenciar completamente do que havia sido feito até então. Primeiro por apresentarem um gameplay inusitado que misturava beat'em up com first person shooter, onde a forte ênfase na luta corpo-a-corpo proporcionava um combate muito mais furioso e violento do que os gamers estavam acostumados jogando Might & Magic e Elder Scrolls; Em segundo por conta da direção de arte que apresentou um universo de fantasia próprio sem apelar para personagens saídos dos livros de Tolkien como elfos ou orcos, ao contrário disso as criaturas de Zeno Clash, totalmente originais, parecem, merecidamente, terem saído de uma pintura surrealista. Segundo Edmundo Bourdeau, diretor de arte e membro fundador da Ace Team, além do game possuir arte inspirada e recorrentemente comparada com as pinturas do pintor flamengo Hieronymus Bosch, os artistas por de trás de Zeno Clash também se inspiraram em ilustradores dos anos oitenta, principalmente John Blanche, de quem procuraram levar a “fantasia punk” para os games. Blanche, que por sua vez também era fortemente inspirado por Bosch, havia escolhido a estética do vestuário e da música punk para sua arte a fim de criar figuras heroicas que dialogassem com a juventude “oitentista”, agressiva e rebelde, misturando-a com as paisagens e criaturas criadas por Bosch, marcadas pelo fantástico e pelo grotesco. No game a estética agressiva do vestuário e da música punk se mesclaram ao gameplay, onde os combates são muito mais rápidos e violentos do que em outros games e ao design de personagens onde não só os inimigos, como também os protagonistas são muito mais alienígenas e bizarros do que em qualquer outro lugar. Gath, o protagonista possui as têmporas raspadas e tatuagens na face, enfrenta inimigos feitos de objetos, animais e plantas, antropomorfizados ou não, com armas criadas a partir de ossos em paisagens que lembram a arquitetura de Gaudi e os quadros de Dali. A arte em Zeno Clash foi escolhida e trabalhada para criar uma identidade visual marcante que ajudasse tanto o game quanto o estúdio a se projetarem no mercado diferenciando-os da mesmice em que se encontrava a industria de games naquela data: jogos de guerra ou horror, situados no espaço, futuro ou em conflitos históricos, geralmente em ambientes escuros e realistas. Zeno Clash além de trazer novo vigor aos jogos em primeira pessoa ousou desafiar os cânones atuais de como cenários de fantasia devem se parecer ao buscar em Bosch inspiração, um dos primeiros pintores a se entregar ao fantástico e ao fazer isso marcou para sempre a relação entre a história das Artes Visuais e o estúdio. A arte do game foi finalista em Excelencia em Arte Visual no Independent Games Festival de 2009 e fez com que Zeno Clash, junto com seu gameplay diferente, 1 2

Brawler, mesmo que beat'em up gênero de jogos digitais com enfoque em pancadaria, i.e. Double Dragon. Graduando do Curso de Licenciatura em Artes Visuais CEART - bolsista PIBIC/CNPq.

fosse escolhido como Game do Ano pelo site PC Gamer. Estreitando sua relação com as Belas Artes, o jogo que se seguiu a Zeno Clash foi Rock of Ages, neste game o estúdio, composto por seis artistas e apenas um programador até então, pôde explorar tematicamente vários momentos da história da arte de forma quase didática e com boas doses de comédia. Em Zeno Clash II a arquitetura recebeu maior atenção, principalmente os marcos geográficos reforçando o “proto-surrealismo” de Bosch. No seu mais recente jogo Abyss Odyssey o estúdio recriou a cidade de Santiago no Chile tomando como ponto de partida a Art Nouveau, principalmente Harry Clarke, e jogos estilo metroidvania. Referências bibliográficas: BORDEU, Edmundo. Unknown pleasures 2009: Zeno Clash. [30 de janeiro 2009] Rock Paper Shotgun. Entrevista concedida a WALKER, John. Disponível em: BORDEU, Carlos. Postmortem: ACE Team's Zeno Clash. Gamasutra, 8 de outubro, 2009. Disponível em: Game citado: ZENO Clash. Desenvolvedor: Ace Team. Santiago, Chile: 2009. Download.

Lihat lebih banyak...

Comentarios

Copyright © 2017 DATOSPDF Inc.