evaporacao

July 23, 2017 | Autor: Sairosse Osteni | Categoría: Customer Satisfaction
Share Embed


Descripción



Índice
Introdução 4
Evaporação 5
Grandezas características 6
Fatores intervenientes na evaporação 6
Equilíbrio evaporativo 7
Factores que afectam a taxa de evaporação 8
Principais tipos de evaporação ……………………………………….………...……………..8
Tipos de evapotranspiração…………………………………………………...………...……10
Fatores determinantes da evapotranspiração……………………………………..…………..11
Conclusão ……………………………………………………………...………….…………12
Bibliografia…………………………………………………………………………..……….13





Introdução
Tendo em destaque o tema o papel da evaporação e evapotranspiração no clima local e regional, vou começar por dar o conceito dos dois fenómenos. A seguir vou elucidar a sua importância e os diferentes tipos de evaporação e evapotranspiração que podemos estudar nas disciplinas de geografia.
Como em destaque a Evaporação Potencial que e amáxima quantidade de água que pode evaporar de uma superfície com disponibilidade de água para a realização do processo. E a evaporação real essa também que Ocorre a uma taxa inferior à taxa potencial devido a deficiência de água para o processo
O trabalhos tem como objectivo geral conhecer a evaporação e a evapotranspiração.
E tem com objectivo específico descrever vários factores que interfere no processo da evaporação e evapotranspiração.
E a estrutura que se segue e a que especifica o trabalho: o trabalho tem a parte introdutora, um desenvolvimento do tema, a conclusão e por fim a referencia bibliográfica.



Evaporação
A evaporaçãoé o processo natural pelo qual há transformação em vapor da água da superfície, do solo e dos cursos de água, lagos e mares.
A evaporação é um fenômeno na qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado gasoso.
A evaporação é o processo físico pelo qual uma substância sólida ou líquida, passa para o estado de vapor por sua vez consiste na libertação da molécula da superfície evaporante, quando a agitação térmica é suficiente para vencer as forças da tensão superficial que impedem as moléculas de se escaparem do líquido ou do sólido.
Segundo um artigo baixado no site www.google.com 08/08/2014 : 10:45 h. diz que,
"O movimento térmico de uma molécula de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar, isto é, sua energia cinética deve exceder o trabalho de coesão aplicado pela tensão superficial à superfície do líquido. Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente a altas temperaturas, a altas vazões entre as fases líquida e vapor e em líquidos com baixas tensões superficiais (isto é, com pressões de vapor mais elevadas)".
Segundo ( SEMEDO & QUEIROZ ) sustenta que, "As plantas, através de suas raízes, retiram do solo a água para as suas actividades vitais e libertam parte desta para a atmosfera, sob forma de vapor de água. Estes dois processos tomam conjuntamente o nome de evapotranspiração".
A evaporação da água e do álcool ocorre em velocidades muito distintas. Se forem deixados dois copos nas mesmas condições atmosféricas e de temperatura, um com água e outro com álcool, é possível verificar que o álcool vaporiza e "desaparece" muito mais depressa.
Evaporação Potencial :Máxima quantidade de água que pode evaporar de uma superfície com disponibilidade de água para a realização do processo.
Ex: a evaporação da água da superfície de rios, lagos e oceanos.
Evaporação Real :Ocorre a uma taxa inferior à taxa potencial devido a deficiência de água para o processo.
Grandezas características
Existem duas grandezas que caracterizam o fenómeno do ciclo hidrológico, por um lado tem-se a perda por evaporação, que é a quantidade de água evaporada por unidade de área horizontal durante um certo intervalo de tempo no planeta.
Fatores intervenientes na evaporação
Vento
A ação do vento consiste em deslocar as parcelas de ar mais úmidasencontradas na camada limite superficiais, substituindo-as por outras mais secas. Inexistindo o vento, o processo de evaporação cessaria tão logo o aratingisse a saturação, uma vez que estaria esgotada sua capacidade deabsorver vapor d'água.

b) Umidade
O ar seco tem maior capacidade de absorver vapor d'água adicional que o ar úmido, desta forma, na medida em que ele se aproxima da saturação, a taxa de evaporação diminui, tendendo a se anular, caso não haja vento para promover a substituição desse ar.

c) Temperatura
A elevação da temperatura ocasiona uma maior pressão de saturação do vapor (es), adquirindo o ar uma capacidade adicional de conter vapor de água.
Temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico. Em sistemas constituídos apenas por partículas idênticas essa definição associa-se diretamente à medida da energia cinética média por partícula do sistema em equilíbrio térmico.
A presente definição é análoga a afirmar-se que a temperatura mensura a energia cinética média por grau de liberdade de cada partícula do sistema uma vez consideradas todas as partículas de um sistema em equilíbrio térmico em um certo instante . A rigor, a temperatura é definida apenas para sistemas em equilíbrio térmico.

WWW.google.com 21/08/2014, 18:49h.
"Salinidade é uma medida da quantidade de sais existentes em massas de água naturais, como sejam um oceano, um lago, um estuário ou um aquífero. A forma mais simples de descrever a salinidade é como a razão entre a quantidade total de sólidos (em massa) dissolvidos e a massa da água que lhe serve de solvente (daí que a forma mais comum de expressão seja em g/kg ou em percentagem ou permilagem, sendo que 1 % representa 10 g/kg)".
O parâmetro tem grande importância na caracterização das massas de água, já que a salinidade determina diversas propriedades físico-químicas, entre as quais a densidade, o tipo de fauna e flora e os potenciais usos humanos da água.
d) Radiação solar
A radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz visível na parte de frequência mais alta do espectro electromagnético e o restante na do infravermelho próximo e como radiação ultravioleta.
Ainda de acordo com www.google.com 08/08/2014: 11:05h, adianta que,
"A radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018kWh de energia, a qual, para além de suportar a vasta maioria das cadeias tróficas, sendo assim o verdadeiro sustentáculo da vida na Terra, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do planeta e também o fator principal para a evaporação".
Equilíbrio evaporativo
Se a evaporação ocorrer em um recipiente fechado, as moléculas que escapam do líquido acumulam-se na forma de vapor acima do líquido. Muitas dessas moléculas, aliás, retornam ao líquido. Quando o processo de escape e retorno alcança um equilíbrio, o vapor é chamado de saturado, e não ocorrem mudanças adicionais na pressão de vapor ou na temperatura do líquido.
É um erro dizer que somente existe vapor de água a 100 °C a 1 atm. As moléculas de água estão em um estado constante de evaporação e condensação perto da superfície da água líquida. Se uma molécula na superfície da água recebe energia suficiente, ela deixará o líquido, com formação de vapor a uma certa pressão. A uma pressão de vapor de 1 atm, a água acaba fervendo, e isto ocorre a 100 °C.
Fatores que afetam a taxa de evaporação
A concentração da substância evaporante no ar. Se o ar contiver uma alta concentração da substância que evapora, então tal substância evaporará mais devagar.
A concentração de outras substâncias no ar. Se o ar já estiver saturado com outras substâncias, poderá ter uma capacidade menor para a substância que evapora.
Temperatura. Se a substância estiver quente, a evaporação será rápida.
Forças intermoleculares. Quanto maiores as forças intermoleculares dentro do líquido ou sólido, mais energia será necessária para fazer suas moléculas evaporarem.
Evaporação forçada
É um processo usado na separação de misturas, no qual uma mistura é aquecida de forma a promover a evaporação do componente mais volátil (por exemplo, água) e deixar sobrar o componente menos volátil.
Principais tipos de evaporação
Os três principais tipos de evaporação são:térmica, por feixe de elétronseresistiva.
No método térmico, o cadinho que retém a matéria-prima é aquecido por irradiação por um filamento que o envolve;
No método por feixe de elétrons, a corrente que aquece o cadinho é proveniente de um filamento e atraído ao cadinho por alta voltagem;
A evaporação resistiva, é feita pela passagem de uma grande corrente através de um fio ou lâmina do material a ser depositado.
Evaporação das superfícies das aguas
As camadas profundas funcionam, assim, como volante térmico e contribuem para regularizar a evaporação. Verifica-se, então, que a taxa de evaporação duma toalha de água é tanto mais fraca na estação quente e mais forte na estação fria, quanto maior for a sua extensão e a sua profundidade.
Causa da evaporação
A evaporação ocorre quando um líquido é aquecido através da ação do Sol ou de outro fator como, por exemplo, o aquecimento de água num fogão doméstico. Ao atingir determinada temperatura, que varia de acordo com o líquido, ocorre a transformação em vapor de água. Este vapor de água, que é invisível, mistura-se com o ar da atmosfera.
Portanto, a umidade do ar nada mais é do que as partículas de água, em forma de vapor, que respiramos em nosso cotidiano. Quando a umidade relativa do ar é baixa, as condições para a saúde humana ficam prejudicadas.
Intensidade da evaporação e umidade relativa do ar. A lei de Dalton
A intensidade da evaporação, segundo a lei de Dalton (1928), é uma função direta da diferença entre a pressão de saturação do vapor d'água no ar atmosférico e a pressão atual do vapor d'água. Esta lei pode ser expressa na forma:
E=Cx (e s- e)
E = intensidade da evaporação;
eS = pressão parcial de vapor saturado à temperatura da superfície evaporante (pressão de saturação do vapor d'água, que é uma propriedade física da água, dada na Tabela 5.1 em função da temperatura);
e = pressão parcial do vapor d'água na camada de ar adjacente, normalmente tomada a 2m acima da superfície; e
C = coeficiente que leva em conta os fatores que influem na evaporação, normalmente escrito, em alguns modelos, como uma função da velocidade do vento.

Importância para o clima 
A evaporação da água é fundamental para o clima, pois ela esta diretamente relacionada com a formação das chuvas. A água que evapora dos rios, lagos, oceanos e até do nosso corpo, ajuda na formaçao da chuva. Esta ocorre quando há o resfriamento da temperatura. Nestas condições climáticas, o vapor de água volta ao formato líquido (condensação) e cai através de chuvas.
"Evapotranspiração é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração. O nome provém desses dois processos, que são simultâneos e precisam ser igualmente mensurados"www.google.com 08/08/2014, 14:05h,
A taxa de evapotranspiração é normalmente expressa em milímetros (mm) por unidade de tempo. Essa taxa representa a quantidade de água perdida de um solo cultivado em unidades de profundidade de água. A unidade de tempo pode ser hora, dia, mês, década ou até mesmo um ciclo inteiro da cultura.
Pois por isso não deixarei de abordar duma maneira superficial o que e a transpiracacaopos isso da nos emtender que o processo de evapotranspiração surguem desses dois fenómenos;
Tipos de evapotranspiração
Evapotranspiração potencial (ETP)
É a evapotranspiração pela qual a água é removida da superfície ouperfil do solo, se disponível. Ela tem sido sempre referida para plantasadequadamente supridas de água e normalmente não limitadas por moléstiasou fertilidade. A superfície deve estar completamente coberta, com o potencialmatricial próximo à capacidade de campo (CC), devendo ser plana e horizontal.

Evapotranspiração de referência (ETo)
É similar ao termo ETP com a exceção de que é aplicada para umacultura identificada, como a alfafa e grama. É a evapotranspiração de umacultura bem adaptada ao local, crescendo sob as mesmas condições para ETP.A evapotranspiração de referência é uma conseqüência da confusão em tornoda ETP. Ela é usada como uma evapotranspiração padrão para a predição daevapotranspiração de culturas, usando coeficientes de culturas.

Evapotranspiração de cultura (ETc)
É a evapotranspiração de uma planta específica crescendo sobre as condiçõesdefinidas, incluindo condições de água e fertilidade no solo e outras condiçõesde cultivo.
Fatores determinantes da evapotranspiração
Fatores climáticos
Radiação líquida (Rn): esta é a principal fonte de energia para o processo deevapotranspiração, dependente da radiação solar incidente e do albedo da vegetação. Em determinado local a disponibilidade de energia (radiação) é controlada pela reflexão.
Temperatura: ao longo do dia, a temperatura do ar provoca aumento no déficit desaturação de vapor d'água, tendo em vista que a quantidade de vapor d'água varia em proporçãobem menor, tornando maior a demanda evaporativa do ar.
Fatores da planta
Espécie: este fator está associado aos aspectos morfológicos da planta, tais como,
Distribuição espacial da folhagem, resistência interna da planta ao transporte de água, número,tamanho, e distribuição dos estômatos, exercendo influência direta na ET.

Albedo: ou coeficiente de reflexão influencia diretamente na disponibilidade de energia (Rn) para o processo de ET. Ocorrendo maior reflexão, haverá menor energia disponível, conforme comentado anteriormente.

Índice de área foliar (IAF): acompanha o estádio de desenvolvimento e crescimentoda cultura, aumentando a área foliar transpirante.
Umidade do solo
Nos enunciados seguintes deste item, manteve-se a originalidade dos trabalhosrealizados pelos respectivos autores sobre a influência da umidade do solo na relação ETr/ETp,contudo, o mesmo se equivale para a relação ETr/ETc.

Medida da evapotranspiração
Os sistemas de medida da evapotranspiração tanto servem para obter a ETp ou ETo,Como também a ETc, mudando apenas a vegetação a ser estudada.



Conclusão
Chegado a essa altura do trabalho deu pra concluir que tanto a evaporação e a evapotranspiração e de grande relevância para o nosso clima. Desta feira destaquei ainda os tipis de evaporação, e também descobri que o processo de evaporação tem por si vais fatores que o condiciona. Pois isso sustenta que tudo que acontece no planeta tem sua importância e tem suas influencia. "contudo verificasse um sistema para tudo funcionar devidamente coreto.
Também de salientar que a evapotranspiração de os seu vario tipos que vo passar a citar Evapotranspiração potencial (ETP)É a evapotranspiração pela qual a água é removida da superfície ouperfil do solo, se disponível. Ela tem sido sempre referida para plantasadequadamente supridas de água e normalmente não limitadas por moléstiasou fertilidade.
E em seguida a Evapotranspiração de referência (ETo)é similar ao termo ETP com a exceção de que é aplicada para uma cultura identificada, como a alfafa e grama. E por fim a Evapotranspiração de cultura (ETc)é a evapotranspiração de uma planta específica crescendo sobre as condições definidas, incluindo condições de água e fertilidade no solo e outras condições de cultivo.






Bibliografia
FRANCISCO Mendonça e INÊS Moresco Danni-Oliveira, Climatologia - Noções Básicas e
Climas do Brasil, página 58, 2007, Editora Oficina de Textos
SEMEDO, Enio. QUEIROZ, José. Geografia, 9º ano,1a edição , Porto editora, Portugal,
1994.
RIGHETTO, A.M. Hidrologia e Recursos Hídricos. EESC – USP / São Carlos. 1998.
www.google.com 08/08/2014, 14:05h,
www.google.com. 21/08/2014, 2148h
OMETTO, J.C. Bioclimatologia Vegetal. São Paulo: Editora Agronômica Ceres Ltda, 1981.
436p.


3


Lihat lebih banyak...

Comentarios

Copyright © 2017 DATOSPDF Inc.