Comentário

Share Embed


Descripción

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Departamento de História – DH
Discente: Érica Prado dos Santos

Comentário: Historicismo, Positivismo, Marxismo e Annales

No texto de 12 laudas sobre historicismo, positivismo, marxismo e annales, Humberto Fonsêca faz uma síntese a respeito de cada uma essas correntes ideológicas, a partir de um ponto de vista historiográfico.
Ele ilustra os princípios do historicismo e seu surgimento, na Alemanha do fim do século XVIII e início do século XIX, expondo a oposição dessa ideia ao racionalismo a-historico do século XVIII.
Ranke é citado em sua ideia de individualidade histórica concebida através da hermenêutica. Para Ranke, o estudo da história não pode ser feito pela filosofia da história, e qualquer especulação deve ser evitada, pois pode dar margem a isso. Ele elabora um método, no qual o historiador não é juiz da história e deve permanecer imparcial diante das fontes, neutralizando-se como sujeito e não problematizando os fatos. Esse seria, para ele, o meio através do qual se poderia atingir a verdade histórica.
Para Humberto, entretanto, o método usado por Ranke apenas ocultava a subjetividade do sujeito enquanto historiador e a superestima do mesmo escondia as concepções filosóficas sobre a história e portanto, enquanto na teoria defendia a neutralidade, na prática ele expressava seus ideais.
Quanto à história metódica dita positivista, Humberto inicia discorrendo sobre o surgimento desta na França e contextualiza o período em que ela nasceu.
De acordo com Comte, há uma hierarquia nas ciências, na qual uma deriva da outra. Essa visão evolucionista de causa e efeito propõe organizar a sociedade sob as mesmas leis empregadas nas ciências exatas, que se desenvolveram fortemente naquela época.
A historiografia iluminista possui uma característica evolucionista, progressista, gradualista, anti-revolucionária e metafísica, e o texto faz uma relação desta com o positivismo, alegando que a historiografia francesa positivista é iluminista.
O método indutivo empirista pouco se alimenta da doutrina de Comte. No método positivista o empirismo é predominante e uma observação direta dos fatos é praticamente impossível. O texto também explica sobre as críticas externa e interna e afirma que as fraquezas do método positivista são a limitação às fontes escritas e se prende às relações de causa e efeito para explicar a história.
Já o marxismo estuda a sociedade a partir de uma totalidade dos modos e relações de produção. Humberto discorre sobre as forças produtivas e as estruturas (infraestrutura e superestrutura), características essenciais na obra de Marx, relacionando sempre ao estudo da história. Ele explica o que, para Marx, constitui os modos de produção e explica a forma como ele periodiza a história: a partir das transformações nos modos de produção.
Com base nisso, o texto explica também o determinismo social e a práxis, afirmando que Marx prefere a segunda, pois para ele as pessoas são sujeitos ativos de sua própria história.
Humberto faz a comparação entre positivistas, historicistas e marxistas a respeito desse ponto: para positivistas, a consciência é relativa às condições sociais presentes. Para historicistas, a consciência não está completamente submetida a tais condições, havendo uma transcendência. Já os marxistas acreditam que ambas as condições podem estar presentes, sendo a pessoa consciente quando é revolucionária e havendo uma determinação recíproca entre consciente e ideal.
Sobre a escola dos Annales, Humberto faz uma síntese de sua formação, apresentando o contexto histórico no qual se formou e, então, relaciona suas ideias com o marxismo, afirmando haver ali uma relação ambígua – visto que Bloc e Febvre, seus fundadores, eram admiradores do marxismo, mas criticavam quando o mesmo era usado de forma simplista e dogmática.
Dessa forma, o texto apresentado traça um panorama do estudo da história entre os séculos XVIII e XX, apresentando as principais correntes de pensamento que regeram os estudos ambientados nesse período de tempo e realizando uma síntese de cada uma delas e relacionando-as entre si.

Lihat lebih banyak...

Comentarios

Copyright © 2017 DATOSPDF Inc.