AS DIFERENÇAS ENTRE MPS E MRP

July 4, 2017 | Autor: M. Dotta | Categoría: ERP- SAP, MRP, Master Production Schedule
Share Embed


Descripción

ULT
Universidade Latino-americana de Tecnologia

Marcos Fernando Dotta
[email protected]
Gestão com ERP SAP, Processos de Planejamento de Materiais


AS DIFERENÇAS ENTRE MPS E MRP



RESUMO

O MPS, ou Plano Mestre de Produção, é responsável pelo planejamento de produtos-acabados ou críticos, mas é executado seguindo os mesmos princípios que o MRP, ou Cálculo de Necessidades de Materiais, que é responsável pelo planejamento dos demais componentes que constituem o produto-acabado, ou seja, as matérias-primas e os semi-acabados. E para entendê-los, é necessário definir o que são Necessidades Dependentes e Necessidades Independentes. Essas estão relacionadas aos produtos-acabados, que têm suas demandas futuras influenciadas por fatores fora do controle do planejador como, por exemplo, as ofertas de concorrentes e seu preço, a sazonalidade, a moda, as condições econômicas etc. Já as Necessidades Dependentes estão relacionadas aos componentes utilizados na fabricação do produto-acabado e estão sob controle do planejador, pois com base no resultado da execução do MPS poder-se-á efetuar o cálculo dos componentes através da execução do MRP.


Palavras-Chaves: Plano Mestre de Produção. Cálculo de Necessidades de Materiais. Master Production Scheduling (MPS). Material Requirements Planning (MRP).



Introdução
O MPS é um documento no qual estão os itens a serem produzidos, quando cada um será produzido e em qual período.
O planejamento mestre de produção, PMP (ou, em literatura de língua inglesa, master production schedule, MPS), coordena a demanda do mercado com os recursos internos da empresa de forma a programar taxas adequadas de produção de produtos finais, principalmente aqueles que têm sua demanda independente. (CORRÊA H. L., CORRÊA C. A., 2007 p. 499).

Ele é gerado a partir do Plano Agregado de Produção, que tem origem no Sales and Operations Planning, S&OP e guiará as ações durante um período considerando os pedidos existentes. O MRP trata principalmente dos materiais envolvidos no processo de fabricação dos produtos-acabados.
Os sistemas MRP's são baseados em planejamento das previsões de vendas para o cálculo das necessidades de materiais, mesmo quando a forma de produção é de produzir contra pedido, ou seja, toda a base para a extração de informações do sistema é baseado em cálculos originados em uma previsão de vendas. Este sistema por sua vez, determina todas as atividades que deverão ser feitas, como deverão ser feitas e quando deverão ser feitas. (MARQUES, 2008 p. 16).

demanda independente e demanda dependente
Necessidades Independentes e Necessidades Dependentes são, também, conhecidas por Demanda Independente e Demanda Dependente, respectivamente. A Demanda Independente é considerada no MPS para a sua execução.
Demanda independente é a demanda futura por um item que, pela impossibilidade de se calcular, tem obrigatoriamente de ser prevista para que se possa gerir o item. Exemplos são a maioria dos produtos acabados, que têm sua demanda futura amarrada a uma infinidade de fatores alheios ao controle do planejador, como as ofertas concorrentes e seu preço, as condições climáticas, de moda, os "humores" do mercado, as condições macroeconômicas locais e globais e outros. (CORRÊA H. L., CORRÊA C. A., 2007 p. 549).

A Demanda Dependente é considerada no MRP para a sua execução.
Demanda dependente é a que, a partir de algum evento (como um programa mestre, por exemplo) sob controle do planejador, pode ser calculada. Exemplo é um componente de um produto acabado. A partir da definição de seu programa mestre de produção, ou seja, dos produtos acabados que se pretende disponíveis período a período, até o final do horizonte de planejamento, e do conhecimento das quantidades de componentes necessárias por unidade do produto acabado, calculam-se então as necessidades (o consumo) futuras dos itens componentes. (CORRÊA H. L., CORRÊA C. A., 2007 p. 549).

CONCLUSÃO
Conclui-se então que o MPS e o MRP são similares em execução, mas utilizados com propósitos diferentes. Portanto, o MPS é o planejamento de produtos-acabados ou itens críticos, denominados como necessidades independentes, sendo influenciados por fatores externos, daí a denominação "independente", pois não estão sob controle do planejador, mas é executado seguindo os mesmos princípios que o MRP que, por sua vez, calcula as necessidades dependentes, sendo elas matérias-primas e semi-acabados, ou seja, as que dependem da quantidade de cada unidade de produto-acabado a ser fabricada, pois são seus componentes.

BIBLIOGRAFIA
CORRÊA, Henrique L., CORRÊA, Carlos A. Administração de Produção e Operações. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.


MARQUES, Dani Marcelo Nonato. Implantação de um Sistema MRP em Ambiente de Produção Enxuta com alta diversidade de componentes e sazonalidade. São Carlos: 2008. Disponível em: Acesso em 10 de fevereiro de 2015.






Lihat lebih banyak...

Comentarios

Copyright © 2017 DATOSPDF Inc.